top of page

Vídeos introdutórios dos ensinamentos

Nessa página você poderá assistir vídeos introdutórios para se familiarizar com os ensinamentos.

O despertar da consciência

Os ensinamentos básicos - Os 5 pilares

Introdução aos ensinamentos - Os 5 pilares
Reproduzir vídeo

Introdução à meditação 

Introdução à meditação
Reproduzir vídeo

Auto investigação (atma-vichara)

Introdução à auto investigação
Reproduzir vídeo

O despertar da consciência é um fenômeno que é muito divulgado e constantemente surgem livros sobre o assunto, eventos espirituais, cursos, rituais e muitas terapias relacionadas à cura da alma. Membros de nossa família estão se interessando pelo interior, conversando sobre isso, pedindo e dando conselhos. Aparentemente, o mundo está mudando, as pessoas estão repensando suas atitudes, seus hábitos e condicionamentos, as leis estão mudando, assim como a maneira de se relacionar com a natureza e com o próximo. Logo após nascermos nos foi transmitido um plano de autoaperfeiçoamento para podermos nos encaixar na sociedade, contendo o que fazer, o que pensar, o que sentir. Assim, fomos condenados a acreditar que éramos o corpo, a mente e as nossas conquistas externas, mas tudo isso foi um reflexo da ignorância, de cegos guiando cegos.​

O despertar espiritual é muito mais simples do que qualquer complexidade que poderíamos pensar. Não é permanecer em estado de êxtase ou produzir estados alterados de consciência, é simplesmente acordar do que não somos para lembrar quem somos, algo que sabíamos, mas que esquecemos ou não percebemos. Não se trata de uma transformação, de uma mudança ou de se tornar algo que nunca fomos ou seremos, mas que a sua consciência finalmente perdeu o transe com a mente e você entendeu que não é o seu corpo ou a sua mente com seus pensamentos, emoções e imaginações, mas algo anterior a tudo isso.

Se esse lembrar for realmente genuíno, não será apenas visto como algo subjetivo, pessoal, porque isso significaria separação, seria o “ego” que está acordando ou se tornando iluminado.

Todavia, no despertar autêntico não é a sua identidade que está despertando, não é uma nova personalidade, não é um feito ou uma ação sua, mas a consciência universal despertando para si mesma. Aquilo que éramos finalmente desperta do transe mental, de toda a busca externa por significado, por sentido no externo. Quando você for o sentido, inevitavelmente tudo fará sentido. Mas não pense que o despertar é o fim de tudo, é apenas o fim do transe, da busca, do buscador, mas é o início de uma vida vivida a partir do seu verdadeiro eu, da sua ver- dadeira natureza. Despertar é ser quem você é, é viver e incorporar em seu dia a dia a verdade de que você é.

bottom of page