Buscar

Por Adyashanti - Cuidado com o marketing da espiritualidade

Atualizado: 17 de set. de 2020

A maioria das coisas que escutamos hoje em dia sobre o despertar espiritual parece um marketing para a iluminação. No Marketing, nos falam apenas os aspectos positivos; e até mesmo podemos escutar coisas que naõ são realmente verdade. No marketing do despertar espiritual, nos falam que a iluminação é tudo sobre amor e extase, compaixão e união, e um monte de outras experiências positivas. É normalmente envolto de histórias fantásticas, então nós passamos a acreditar que o despertar tem haver com milagres e poderes místicos. Um dos marketings mais comum é descrever a iluminação como uma experiência de extase e pura alegria. Como resultado, as pessoas pensam, ''Quando eu despertar espiritualmente, quando eu tiver união com Deus,eu vou encontrar num estado de constante êxtase. E isso é claro, é um mal entedimento sobre o que o despertar é.



Pode haver êxtase no despertar, porém isso é apenas um sob-produto do despertar, porém não é o despertar em si. Enquanto nós estivermos correndo atrás dos sub-produtos do despertar, nós iremos perder a coisa real. Isso é um problema, porque muitas práticas espirituais focam em reproduzir os sub-produtos do despertar sem causar o despertar em si. Nós podemos aprender certas práticas meditativas -cantar mantras ou bhajans, por exemplo- e uma certa experiência positiva será produzida. A consciência humana é extremamente flexível, e tomando parte em certas praticas, técnicas e disiciplinas, você pode produzir muitos dos sub-produtos do despertar -Êxtase, abertura, e assim por diante. Porém o que normalmente acontece é você ficar apenas com os sub-produtos temporários do despertar sem o despertar em si.


É importante saber o que o despertar não é, para que a gente não corra atrás de sub-produtos do despertar. Nós devemos abandonar a corrida atrás de estados emocionais positivos através de técnicas espirituais. O caminho do despertar não é sobre emoções positivas. Pelo contrário, a iluminação pode não ser fácil ou positivo. Não é fácil ter nossas ilusões destruídas. Não é fácil abandonar nossas percepções antigas. Nós podemos ter uma grande resistência em ver através dessas ilusões que nos causam grande dor.

Isso é algo que a s pessoas não sabem que estão se ''inscrevendo'' quando elas começam a jornada pelo despertar espiritual. Como professor, uma das coisas que eu tento descobrir com meus alunos é se eles realmente estão buscando a coisa real - eles querem a coisa verdadeira ou apenas querem se sentir melhor? Porque o processo de encontrar a verdade pode não ser um processo que nós iremos nos sentir cada vez melhor. Pode ser um processo em que nós olhamos para as coisas honestamente, sinceramente, verdadeiramente, e isso pode não ser algo fácil de se fazer.


Do livro ''The end of your world, por Adyashanti.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo