top of page
Buscar

Robert Adams, como saber se estou progredindo na meditação?

Robert Adams fala __

Como posso saber se estou progredindo ou não na minha meditação?


R.: Quem medita muito muitas vezes desenvolve uma forma sutil de ego: fica satisfeito com a ideia de que progride, dos estados de paz e felicidade que experimenta, de ter aprendido a exercer certo controle de sua mente caprichosa, ou de ter encontrado em um Guru um bom método de meditação. Todos esses sentimentos correspondem ao ego; quando tais sentimentos estão presentes, é a consciência do Ser que está ausente. O pensamento “eu medito” é um pensamento do ego. Se houver meditação verdadeira, tais pensamentos não poderão surgir. Não se preocupe se você está progredindo ou não: direcione sua atenção para si mesmo vinte e quatro horas por dia. A meditação não é algo para ser realizado em uma determinada posição, em um determinado momento. É uma Consciência e uma atitude que deve persistir ao longo do dia: para ser eficaz, a meditação deve ser contínua.

Se você quiser regar o que plantou no seu campo, tem que cavar um canal até ele e deixar a água circular por muito tempo; se depois de alguns segundos suprimir o fluxo, a água desaparecerá no solo antes de chegar ao seu destino: não poderá chegar a Si mesmo se permanecer sem fazer nenhum esforço prolongado e contínuo; cada vez que ele abandona a tentativa ou se distrai, uma parte de seus esforços anteriores será perdida. Assim como a inspiração e a expiração contínuas são necessárias para a continuidade da vida, a meditação incessante é necessária para todos os que desejam residir no Ser.

O dia costuma ser dividido em diferentes atividades: “Eu como”, “Eu medito”, “Eu trabalho”, etc. Se você tem essas ideias, significa que existe uma identificação com o corpo. Deve-se livrar-se de todos esses conceitos e substituí-los pelo único pensamento “eu sou eu mesmo”: agarrar-se a essa ideia e não abandoná-la mais, sem prestar atenção à ideia “eu sou o corpo”. 🙏

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page