top of page
Buscar

Por Thich Nhat Hanh, Reserve um Dia da Atenção Plena

A atenção plena deve ser praticada todo dia e toda hora. Isso é fácil de ser dito, mas para ser realizado na prática é difícil. Por isso eu sugiro aos que vêm às sessões de meditação que cada pessoa procure reservar um dia na semana para dedicar-se inteiramente à prática da atenção plena. Em princípio, é claro que todo dia deve ser um dia seu, e toda hora, uma hora sua. Mas, na rea-lidade, muito poucos de nós alcançaram esse ponto. Nós temos a impressão de que nossa família, local de trabalho, e sociedade nos roubam todo o nosso tempo. Então eu insisto para que cada pessoa reserve um dia na semana; um sábado, talvez.

Se for sábado, então sábado deve ser um dia totalmente seu, um dia em que você realmente é o mestre. Então sábado servirá de alavanca que elevará você ao hábito de praticar a atenção plena. Todos os que trabalham em comunidades de serviço à paz, independentemente de o quão urgente seja seu trabalho, têm o direito de ter um dia desses, pois sem esse dia nós vamos nos perder rapidamente numa vida cheia de preocupações e atividades, e nossas respostas se tornarão cada vez mais inúteis. Qualquer que seja o dia escolhido, este deve ser considerado como o Dia da Atenção Plena.

Para programar um dia da atenção plena, descubra uma forma de, desde o momento em que se acordar, lembrar-se que este é o seu dia de atenção plena. Você pode pendurar no teto ou na parede, por exemplo, um papel escrito "Atenção plena" ou uma rama de pinheiro - ou qualquer outra coisa que possa lhe sugerir, desde o momento em que abrir os olhos, que aquele é o seu dia de praticar a atenção plena. Hoje o dia é seu. Ao se lembrar disso, talvez você sinta vontade de esboçar um sorriso que confirma que você está totalmente consciente, um sorriso que nutre uma atenção plena perfeita.

Ainda deitado na cama, comece lentamente a seguir sua respiração - respirações lenta, longa e consciente. Então lentamente se levante da cama, nutrindo a atenção plena em cada movimento - ao invés de levantar-se de forma súbita, como de costume. Depois de ter se levanta-do, escove os dentes, lave o rosto, e faça todas as suas atividades matinais de maneira calma e relaxada, com cada movimento sendo feito de forma atenta e consciente.

Siga sua respiração, tome posse dela e não deixe os seus pensamentos se dispersarem. Cada movimento deve ser feito calmamente. Meça os seus passos com respirações tranquilas e longas. Mantenha um ar sorridente.

Passe pelo menos meia hora tomando banho. Banhe-se lentamente e com atenção, de modo que, quando tiver terminado, você se sentirá leve e refrescado. Depois disso, você poderá fazer trabalhos domésticos, como lavar pra-tos, espanar e limpar as mesas, esfregar o chão da cozinha, arrumar os livros nas prateleiras. Quaisquer que sejam as tarefas, faça-as lenta e confortavelmente com atenção plena. Não faça tarefa alguma pensando em terminá-la.

Determine-se a realizar cada tarefa de um modo relaxado, com toda a sua atenção. Destrute e esteja uno com o seu trabalho. Sem isso, o dia em atenção plena não terá valor algum. A sensação de que qualquer tarefa é um incômodo logo desaparecerá se for feita em estado de atenção plena.

Tome o exemplo dos Mestres Zen. Independentemente da tarefa ou do movimento que estejam realizando, eles os fazem de forma lenta e regular, sem relutância.

Para os que estão começando a praticar pela primeira vez, o melhor é manter um espírito silencioso ao longo do dia. Isso não quer dizer que, no dia da atenção plena, você não deva falar de jeito algum. Você pode conversar, e pode até ir além e cantar, mas se conversar ou cantar, taça isso com total consciência do que está falando ou cantando, e continue conversando ou cantando o míni-mo. É claro que é possível cantar e praticar atenção plena simultaneamente, desde que a pessoa esteja consciente de estar cantando e consciente do que está cantando. Mas esteja avisado de que, se a força da sua meditação ainda é fraca, é muito mais fácil de você se desviar da atenção plena enquanto canta e conversa.

Na hora do almoço prepare sua refeição. Cozinhe sua refeição e lave os pratos em atenção plena. De manhã, depois de ter limpado e posto em ordem sua casa, e a tare, depois de ter trabalhado no jardim ou observado as nuvens ou colhido flores, prepare um bule de chá c sente-se para tomá-lo em estado de atenção plena. Per-mica-se passar um bom período de tempo fazendo isso.

Não beba o seu chá como alguém que engole um cafezinho nos intervalos do trabalho. Beba o seu chá devagar e reverenciando-o, como se fosse o eixo sobre o qual a Terra inteira gira - lentamente, de forma equilibrada, sem pressa do futuro. Viva o momento real. Somente este momento real é vida. Não esteja apegado ao futuro. Não se preocupe com coisas que você tem de fazer. Não pense em se levantar ou em sair para fazer coisa alguma. Não pense em "partir".

A noite, você pode ler as escrituras e copiar trechos, escrever cartas aos amigos ou fazer qualquer outra coisa que goste de fazer fora das suas obrigações normais da se-mana. Mas o que quer que você faça, faça-o com atenção.

Coma só um pouquinho na refeição da noite. Mais tarde, por volta de 10 ou 11 horas, quando estiver sentado em meditação, será mais fácil de sentar-se de estômago vazio.

Depois, você pode caminhar lentamente tomando o ar fresco noturno, seguindo sua respiração conscientemente e medindo o comprimento da respiração com seus pas-sos. Finalmente volte ao seu quarto e durma plenamente.

Seja como for, devemos encontrar uma maneira de permitir que todo trabalhador tenha um dia dedicado à prática da atenção plena. Esse dia é decisivo. Seu efeito nos demais dias da semana é imensurável. Há dez anos, graças ao dia da atenção plena, Chu Van e outros irmãos da Ordem Tiep Hien conseguiram atravessar muitos momentos difíceis. Eu sei que você vai ver uma mudança significativa em sua vida depois de ter praticado a atenção plena durante três meses apenas, um dia por semana. A atenção plena vai começar a penetrar nos outros dias da semana, permitindo que você eventualmente viva conscientemente os sete dias da semana. Eu tenho certeza de que você concorda comigo que dedicar um dia à atenção plena é muito importante!

15 visualizações0 comentário

留言


bottom of page