Buscar

Por Annamalai Swami - O self é passageiro?

NÃO 'DESÇA DO TREM' ANTES DE CHEGAR NO DESTINO


AS: "Não tenha medo da mente. É um tigre falso, não real. Algo que não é real não pode prejudicá-lo. O medo e a ansiedade podem surgir se você acreditar que existe um tigre de verdade por perto.


Alguém pode estar fazendo barulho de tigre como uma piada para fazer você ficar com medo, mas quando ele se revela, todos os seus medos se vão, porque de repente você entende que nunca houve um tigre fora da sua imaginação."


Pergunta: Pode-se ter uma experiência temporária do Self, a Realidade subjacente, mas depois ela vai embora. Você pode oferecer alguma orientação sobre como se estabilizar nesse estado?


Annamalai Swami: Uma lâmpada acesa pode apagar se o vento estiver forte. Se você quiser vê-lo novamente, você precisa reacendê-lo. Mas Self não é assim. Não é uma chama que pode ser apagada pelos ventos de pensamentos e desejos que passam. Está sempre brilhante, sempre brilhando, sempre lá. Se você não está ciente Disso, significa que colocou uma cortina ou um véu na frente Dele que bloqueia Sua visão. O 'Eu' não se esconde atrás de uma cortina.


É você que põe a cortina ali, por acreditar em ideias que não são verdadeiras. Se a cortina se abrir e fechar novamente, significa que você ainda acredita em ideias erradas. Se você as erradicou completamente, elas não reaparecerão. Enquanto essas ideias estão encobrindo o Ser, você ainda precisa fazer sadhana constante.


Então, voltando à sua pergunta, o Self não precisa se estabilizar. É pleno e completo em Si mesmo. A mente pode ser estabilizada ou desestabilizada, mas não o Self.


Pergunta: Por constante sadhana, você quer dizer auto-indagação?


Annamalai Swami: Sim. Pela força da prática, ao fazer este sadhana, este véu será removido completamente. Não haverá mais obstáculos. Você pode ir até o topo da Arunachala, mas se não estiver alerta, se não estiver prestando atenção, você pode se enganar e acabar no Easanya Math [uma instituição hindu na base da colina].


Você tem que fazer um enorme esforço para realizar o Self. É muito fácil parar no caminho e cair na ignorância. A qualquer momento você pode recuar. Você tem que fazer um grande esforço determinado para permanecer no pico quando o alcançar pela primeira vez, mas, eventualmente, chegará um tempo em que você estará totalmente estabelecido no Eu. Quando isso acontecer, você não pode cair. Você alcançou seu destino e nenhum esforço adicional é necessário. Até que esse momento chegue, é necessário um sadhana constante.


~Annamalai Swami - Final Talks págs. 6, 7

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo