top of page
Buscar

Por Adyashanti, Você quer acordar?

"Há uma coisa sobre a qual gostaria de deixar bem claro: se queremos parar de sofrer, se realmente queremos acabar com o sofrimento, temos que acordar. “Acordar” significa despertar para a verdade de nosso ser, e também significa despertar de toda uma série de ilusões.

A verdade é que acordar pode ser um processo perturbador. Quem quer mesmo descobrir que tudo o que pensava ser real não passava de um bolso cheio de sonhos? Quem quer descobrir que tudo a que se apegam e a que se apegam é a própria razão de seu sofrimento? Quem realmente quer descobrir que somos todos viciados em qualidades como aprovação, reconhecimento, controle e poder, e que nenhuma dessas coisas realmente acaba com o sofrimento? Na verdade, eles são a causa do sofrimento! Portanto, a verdade é que a maioria de nós realmente não quer acordar. Nós realmente não queremos acabar com o sofrimento. O que realmente queremos fazer é administrar nosso sofrimento, ter um pouco menos dele, para que possamos continuar com nossas vidas como elas são, inalteradas, do jeito que queremos vivê-las, talvez nos sentindo um pouco melhor sobre eles.

Mas há uma verdade perturbadora aqui. A verdade perturbadora é que chegar ao fim do sofrimento não é realmente uma questão pessoal. Chegar ao fim do sofrimento tem a ver com realidade e verdade, com o que é real em oposição ao que não é real, e valorizar o que é real em vez do que é imaginado. Todo o processo de despertar do sonho é muito profundo e, para a maioria das pessoas, há uma dificuldade real e até uma qualidade perturbadora porque significa que temos que nos olhar no espelho. Não me refiro a nos olharmos no espelho como costumamos fazer - com arrependimento, julgamento e culpa. Quero dizer olhar no espelho de uma maneira diferente, onde finalmente estamos dispostos a ver que somos nós que causamos nosso sofrimento, e só nós podemos encontrar a saída."

~ Adyashanti,

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo