Buscar

Por Adyashanti, Falta de sentido (propósito) (Armadilhas do despertar pt 2)

Existem outras armadilhas que surgem com o processo do despertar instável para o estável. Novamente, essas armadilhas ou becos-sem-saída não são inerentes no despertar, eles são desilusões que surgem quando a mente se relaciona com o ponto de vista desperto. O ponto de vista do despertar é algo que a mente não consegue capturar ou compreender, e a natureza da mente é tenar conter tudo o que ela vê. É a mente que é a fonte das ilusões depois do despertar.

Uma das armadilhas mais comuns é a sensação de falta de sentido (meaninglessness). Do ponto de vista da realidade, nós estamos livres da necessidade e desejo egoíco de achar significado. Nós vemos que o ego deseja encontrar significado mas isso é na realidade um substituto o significado que a vida já tem e já é. A buca por singificado é um substituto para a compreensão de que nós somos a vida. Apenas alguém que está desconectado da vida procura significado. Apenas alguém que está descontado da vida irá buscar por propósito.

Eu não estou dizendo que você não deveria buscar significado ou propósito; essas são estratégias inteligentes que ajudam as pessoas com a vida delas. Mas lembre-se, tentar achar significado na existência, é algo que deriva do estado de sonho(ego)- um estado onde nós não temos compreensão daquilo que somos e estamos inconscientes da nossa verdadeira natureza.

Quando há uma verdadeira realização, quando nós despertamos do estado de sonho, nós realizamos que a busca por significado não é mais apropriada. Quando nós estamos uma conexã odireta com a vida, de repente a busa por significado e propósito se torna insignificante. Não é mais um motivador para nossa vida. A busca por significado e propósito se dissolve porque nós estamos vivendo de uma perspectiva diferente - uma perspectiva odne essas coisas não existem, certamente não da maneira antiga. Elas não existem mais do ponto de vista do ego.

Quando nós despertamos, nós vemos o estado de sonho como ele realmente é. Como um estado de sonho (ego) poderia ter um propósito? É apenas um sonho, não é? Isso é verdade. Porém como eu disse muitas vezes, mesmo apos o despertar, haverá um ser humano com uma mente humana que está tentando entender a vida com a mente intelectual e racional. Já que para a maioria das pessoas no despertar o ego não se dissolve completamente, a mente continua tentando compreender as realizações do despertar. A mente vai dizer , ´´Meu deus, eu não tenho mais significado nem propósito!´´ . Você viu demais sobre a realidade para acreditar no propósito e significado do ego. Porém, ainda há uma estrutura egóica restante que investe em significado e propósito. Para o ego notar que não há significado e ter um vislumbre da verdade, isso pode ser muito desorientador.

É nesse ponto que muitas pessoas ficam presas no que eu chamo de falta-de-sentido (meaninglessness). A vida parece não ter nenhum sentido. No sentido mais negativo. É como se o ego fosse um balão enorme, e agora o ar começa a sair. Conforme você foi percebendo a realidade, o balão foi desiflando, e tudo o que restou é esse pedaço de borracha.

Porém, o balão ainda está lá e está perguntando, ´´O que aconteceu?O que aconteceu com o ar? O que aconteceu com o significado da minha vida? O que aconteceu com o meu propósito´´.

Com o restante da estrutura do ego ainda existindo, as vezes nos pegaremos nessa sensação negativa de falta de sentido, de falta de propósito. Do ponto de vista da realidade, dizer que não há significado e propósito é algo extremamente positivo. É posititivo porque a consciência encontrou algo melhor do que significado e propósito. A ´´pessoa´´despertou para a própria essência da vida. E o que poderia ter mais propósito que isso? O que poderia ter mais significado que isso?

Do ponto de vista do ego, isso é desvastador. Se você não tiver cuidado, você vai se perder num círculo vicioso e entrar num estado depressivo. Eu encontre ipessoas durante o decorrer dos anos que tiveram uma grande realização, porém o ego delas reagiram com o que elas realizaram. O ego literalmente reage para a realidade que foi vista, e a reação pode ser muito negativa. O ego pode ficar depressivo, o significado e propósito podem ser dissolvidos da sua estrutura, porém ainda há ego suficiente para estar se sentindo mal sobre não ter mais.

Algumas pessoas podem passar um bom tempo nesse estado depressivo. E um dos antídotos para esse estado de falta-de-sentido é ver que nós estamos vendo a verdade do ponto de vista do ego. Não tem nada no despertar para o ego. O despertar é despertar DO ego, então do ponto de vista do ego, o despertar não tem benefícios. O despertar beneficia o Ser, beneficia quem você realmente é. Porém não trás benefícios para o ego. Na relaidade, não exite nada mais devastador olhar para a verdade do ponto de vista do ego. A pesspa poderia achar maravilhosa se o ego pudesse ver a verdade, e que o ego iria ficar feliz e em paz. Porém isso normalmente não é o caso.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo